Secretário de Estado das Florestas destaca benefícios do sobreiro para os ecossistemas

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, destacou os benefícios «extremamente importantes» do sobreiro para os ecossistemas, considerando que são «superiores ao valor económico material» da sua produção.

montado

O governante falava aos jornalistas, em Vendas Novas, no distrito de Évora, durante a plantação de sobreiros por alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar do concelho, por ocasião do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se assinala na segunda-feira, 21 de março.

«O sobreiro dá um contributo aos ecossistemas extremamente importante e os benefícios do seu valor em externalidades são superiores ao valor económico material da sua produção», afirmou o responsável.

O secretário de Estado realçou a contribuição dos montados de sobreiro para «a alimentação dos lençóis aquíferos, para os sistemas de diminuição dos processos erosivos e para a retenção de carbono».

Defendendo que «é preciso valorizar a espécie e aquilo que ela dá», Amândio Torres lembrou que «o programa do Governo prevê o desenvolvimento das fileiras florestais» e que «o sobreiro e o pinheiro bravo são as duas espécies de eleição».

«É isso que estamos a desenvolver, através dos instrumentos financeiros que existem à disposição dos proprietários, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), nas medidas que preveem a arborização e a melhoria do valor económico das florestas», acrescentou.

A iniciativa, que se realizou pelo segundo ano consecutivo em Vendas Novas, consistiu na plantação de 1.300 sobreiros em quatro hectares do Polígono de Tiro do Regimento de Artilharia n.º 5, na periferia da cidade, envolvendo a participação de 753 alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar do concelho.

O programa teve como objetivo «criar uma consciência ambiental e ecológica nas crianças, mas também procurar fazer uma pequena compensação face à mancha florestal que ardeu nos últimos dois anos», explicou o presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias.

O sobreiro foi instituído, em fevereiro de 2012, como “Árvore Nacional de Portugal”.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip