Revisão em alta para as existências mundiais de milho e em baixa para o trigo

A produção mundial de trigo pode chegar a esta campanha a 764,45 milhões de toneladas, de acordo com o relatório WASDE de abril do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA).

Este valor aumentou em 1,69 milhões de toneladas em relação às estimativas de março devido, em grande parte, à melhor colheita prevista na União Europeia (UE), de 760 mil toneladas e no Paquistão, de 500 mil toneladas.

O consumo também aumenta, mas em menor quantidade que a produção, 1,29 milhões de toneladas.

As existências no final da campanha diminuem devido aos menores stocks de início. A informação aponta para um total de 197,2 milhões de toneladas de existências, sendo que as maiores descidas esperam-se no Canadá, na UE e na Rússia.

As previsões para as exportações mundiais em relação a março aumentam, 1,46 milhões de toneladas.

No caso da UE, verificou-se um crescimento nas exportações de trigo de 31,5 milhões de toneladas em março para 33,5 milhões em abril, o que significa que o USDA espera que a UE exporte, até ao final da campanha, 710 mil toneladas por semana.

Resta saber se estas estimativas são cumpridas, tendo em conta que esta semana apenas foram exportadas 189 mi toneladas, apesar do total de 1,07 milhões de toneladas no período passado.

A previsão do USDA é mais otimista que a da Comissão, a qual prevê 32,5 milhões de toneladas exportadas.

Em relação ao milho, o USDA revê em alta os seus valores para a produção mundial em 2,26 milhões de toneladas, devido aos aumentos verificados na Sérvia, México e na Argentina e manteve as estimativas para a produção nos Estados Unidos, em 361.09 milhões de toneladas e as da UE em 74,16 milhões.

A revisão de consumo reduziu pelo que as existências no final da campanha também foram revistas em alta, com 3,18 milhões de toneladas. Estes dados vão levar a uma baixa dos preços.

Para a soja, a informação de abril não assinalada alterações frente ao mês de março.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip