Reunião de apresentação do projeto Nutri2Cycle acontece em outubro

O evento realiza-se no próximo dia 4 de outubro no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e tem como objetivo apresentar o Projeto Europeu Nutri2Cycle.

O projeto foca-se na transição para uma agricultura com uso mais eficiente de carbono e nutrientes na Europa. Portugal participa através do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e tem como parceiros 12 países, entre os quais Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Itália, Holanda, Hungria e Polónia.

"Os objetivos do projeto, e o consórcio criado, tiveram origem num EIP-AGRI Focus Group sobre “Reciclagem de nutrientes”, e pretendem abordar as atuais lacunas nos ciclos do N, P e C de diferentes sistemas agrícolas Europeus, contribuindo para a implementação de sistemas de gestão de recursos otimizados, com uma boa articulação entre a produtividade, qualidade e segurança alimentar e impacte ambiental", é possível ler-se no comunicado emitido pela organização. "Pensamos que este projeto pode ser um passo decisivo para ir ao encontro de objetivos extremamente relevantes".

"É nossa opinião que algumas das respostas necessárias passarão precisamente pelo olear do ciclo da matéria orgânica, fazendo voltar da forma mais eficiente possível ao solo, esse sequestrador de carbono de grande relevância global, com ganhos agronómicos inquestionáveis".

O evento é agora realizado para dar a conhecer este projeto ao público em geral.

As incrições podem ser realizadas aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip