Restauração compromete-se a reduzir sal a partir do próximo ano

O compromisso consta do documento final do grupo de trabalho criado para estudar medidas que contribuam para a redução do consumo de sal.

Em média, um português consome 11 gramas de sal por dia. O objetivo é reduzir esse valor para 5 gramas.

sal

O grupo de trabalho apresentou 14 propostas e define um objetivo: conseguir uma redução média de sal em 4% ao ano nos produtos alimentares disponibilizados aos consumidores. Isto é, o corte no consumo de sal deve ser obtido através da modificação da oferta.

Pedro Graça, o diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral de Saúde, que presidiu a este grupo de trabalho, defende que os consumidores quase não vão perceber a mudança, já que «reduções de 3 ou 4% não são muito sentidas pelo palato do consumidor».

O setor da restauração comprometeu-se a reduzir o teor de sal já a partir do próximo ano «através dos seus métodos de preparação e confeção».

A prioridade vai ser dada à sopa e prato. É também recomendado um reforço da informação ao consumidor que, em Portugal, na opinião de Pedro Graça, não atribui grande importância a este problema.

«A palavra é mesmo displicência», diz o responsável, «continuamos a ser muito displicentes relativamente ao excesso de sal que consumimos diariamente».

A penalização de produtos com muito sal através de medidas fiscais não é, para já, recomendada. Pedro Graça considera que a eficácia desse tipo de medidas não está ainda demonstrada.

O documento elaborado pelo grupo de trabalho, criado a pedido do ministério da Saúde em julho, deve ser avaliado pelo próximo Governo.

O Secretário de Estado Leal da Costa, o próximo Ministro da Saúde, recomenda que as propostas façam parte de uma resolução do conselho de ministros.

Para além de representantes dos ministérios da Saúde, Economia e Agricultura, integraram também este grupo de trabalho a DECO, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a Confederação do Comércio, a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares e a PortugalFoods.

Fonte: Renascença 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip