Resíduos de plástico estão a acumular-se “a um ritmo alarmante” nos solos de todo o mundo

O plástico é um material amplamente usado na agricultura, desde sementes revestidas a plástico a coberturas que são usadas para modificar a temperatura do solo ou para impedir que ervas daninhas afetem as culturas. Está também presente em alguns fertilizantes, na forma de microplásticos, e em sistemas de irrigação.

No entanto, um relatório do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) mostra que a utilização desse material sintético poderá estar a contaminar as terras e a colocar em risco a segurança alimentar humana, acumulando-se “a um ritmo alarmante” um pouco por todo o mundo.

Apesar dos benefícios que o plástico trouxe para a capacidade de produção das culturas agrícolas, há cada vez mais evidências que apontam para que a degradação desses materiais esteja a contaminar o solo e a prejudicar a biodiversidade. Os especialistas referem que os microplásticos estão também a ter impactos negativos sobre a saúde das pessoas, dos animais e do ambiente, no geral, transportados através das cadeias alimentares.

Continue a ler aqui.

Fonte: Sapo GreenSavers

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip