República Checa quer limitar venda de vinho a granel

As autoridades checas querem colocar medidas restritivas à comercialização do vinho a granel proveniente do estrangeiro.

Segundo a Federação Nacional dos Viticultores da República Checa, os prejuízos para o Estado situam-se nos 90 milhões de euros por ano.

Os checos são, sobretudo, consumidores de cerveja, mas o vinho tem vindo a ganhar espaço e, atualmente, o consumo médio anual por habitante situa-se em cerca de 20 litros.

A qualidade do vinho vendido é uma das preocupações das autoridades e estima-se que, atualmente, sejam vendidos, por ano, cerca de 100 milhões de litros de vinho, sem serem declarados.

Para lutar contra esta situação, vão ser postas em prática algumas medidas que passam pela obrigatoriedade de que o vinho seja vendido em embalagens devidamente etiquetadas e que não poderão ser reutilizadas.

Mais concretamente, o vinho seria embalado, sendo que a capacidade máxima da embalagem seria de 25 litros.

Esta medida não agrada a todos no setor já que os próprios viticultores do país vendem grande parte do seu vinho a granel e agora passam a não o poder fazer.

Contudo, há um otimismo sobre a eficácia desta medida e há quem defenda que deve ser o consumidor ao exigir qualidade no produto que bebe, que possa solucionar o problema.

Fonte: Agroportal 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip