Relações Portugal-China: exportações de carne de porco e uvas em cima da mesa

uvas

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que a visita a Portugal do Presidente chinês teve resultados «concretos», destacando investimentos previstos no país em áreas industriais e científicas e a abertura às exportações de carne de porco e uvas.

Este balanço do ponto de vista económico foi apresentado por António Costa após ter presidido em conjunto com o chefe de Estado chinês, Xi Jinping, à assinatura de 17 acordos bilaterais, no Palácio de Queluz, no concelho de Sintra.

Tendo ao seu lado Xi Jinping, e numa declaração sem direito a perguntas por parte dos jornalistas, o primeiro-ministro salientou a ideia de que os acordos bilaterais, que momentos antes tinham sido assinados, envolveram não apenas os dois governos, mas também instituições universitárias, autarquias e empresas dos dois países.

De acordo com o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, a abertura do mercado chinês pode representar cerca de 100 milhões de euros ao ano e torna mais independentes os produtores portugueses face a eventuais variações de preços com origem no mercado espanhol. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip