Reino Unido vai autorizar excecionalmente o uso dos neonicotinóides

Devido à elevada mortalidade nas abelhas, a Comissão Europeia decidiu proibir a utilização de pesticidas da família dos neonicotinóides.

A National Farmers’ Union (NFU) que exercia até agora uma grande pressão junto das autoridades britânicas, no sentido de ter uma suspensão desta medida, evocou sempre os prejuízos que causa para os agricultores, sobretudo os produtores de colza.

A pressão deu os seus resultados e, apesar de ser uma medida considerada excecional e transitória, a proibição está levantada no Reino Unido por 120 dias, podendo, assim, os produtores de colza usar esse produto.

Os 30 mil hectares que estão previstos ser semeados de colza na próxima campanha de inverno, podem utilizar sementes desinfetadas com produtos como o Modesto da Bayer, ou o Cruiser OSR da Syngenta.

Os responsáveis da NFU consideram esta medida sensata e fundamental para a continuidade da cultura de colza no Reino Unido. Entretanto, continuam a chegar estudos científicos de que estes pesticidas estão ligados à morte das abelhas.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip