Regiões do Sul de Portugal e Espanha unem-se em projeto Europeu de Cooperação

O Algarve, o Alentejo e a espanhola Huelva uniram-se para captar fundos europeus, numa quantia próxima dos 7.000.000€ (sete milhões de euros) para três projetos de atuação.

portugal e espanha

As três propostas de projetos de cooperação transfronteiriça Portugal-Espanha lançadas por estas Regiões consistem em três linhas de atuação:

- A economia circular no setor agroalimentar

- O desenvolvimento empresarial através da criação e fortalecimento de PME´s de ambos os territórios

- O desenvolvimento de um laboratório agroalimentar

O programa operacional de financiamento solicitado está vinculado aos Fundos FEDER da União Europeia e enquadra-se dentro da iniciativa “InterReg, Fundos de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha 2014-2020”, na primeira convocatória de ajuda europeia, que esteve aberta até ao passado dia 22 de janeiro.

Este projeto é liderado pelo Centro Tecnológico espanhol ADESVA, que num comunicado informa que o objetivo deste programa operacional é «impulsionar o desenvolvimento sócio-económico do sudoeste ibérico é o objetivo que se persegue, promovendo as potenciais iniciativas empresariais que se possam impulsionar, baseadas na valorização dos recursos naturais e ambientais. Assim como o desenvolvimento de produtos, serviços e iniciativas empresariais que deem a conhecer e melhorem a comercialização do setor agroalimentar da zona transfronteiriça de atuação luso-espanhola».

Fonte: Revista AGROTEC

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip