Região dos Vinhos Verdes antecipa para este ano «excelente colheita»

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) antecipa uma «excelente colheita» na vindima deste ano, que deverá decorrer entre as últimas semanas de setembro e final de outubro com «menor quantidade, mas maior qualidade».

Em comunicado, a CVRVV adianta que a consulta desenvolvida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) a todas as regiões aponta para uma diminuição «entre 7 a 10% nas uvas tintas e entre 12 a 15% nas uvas brancas, apesar das expectativas de acréscimo de qualidade em relação aos anos anteriores».

«Dada a existência, na região dos Vinhos Verdes, de uma área significativa de vinha nova na meia encosta - e, como tal, mais suscetível a uma situação de carência hídrica, perante as atuais condições de temperatura elevada e de baixos teores de humidade atmosférica - poderá nesta colheita verificar-se uma diminuição no rendimento do mosto, o que pode revelar-se muito positivo quanto à qualidade da uva», refere o enólogo António Cerdeira, citado no comunicado.

Independentemente do rendimento do mosto que possa ser obtido na vindima, pois «tudo dependerá das condições climáticas dos meses de agosto e setembro», o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, estima «uma redução da produção global na ordem dos 10%» e afirma-se «expectante quanto à excelente qualidade da colheita deste ano, que deverá ser superior aos outros anos».

A redução da quantidade de uva - dependendo da casta, da data da poda e do microclima local - é antecipada devido às «temperaturas amenas e fraca precipitação» registadas durante o inverno, a que se seguiu «uma primavera chuvosa e com temperaturas inferiores à média dos últimos anos».

Na anterior vindima a região dos Vinhos Verdes produziu cerca de 87 milhões de litros, ocupando o segundo lugar no consumo interno e liderando as exportações para 107 países.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip