Regadio de Veiros em Estremoz começa com 180 ha de tomate

A rede de rega a partir da Barragem de Veiros, no concelho de Estremoz, distrito de Évora, já está a funcionar, servindo uma área de 180 hectares de tomate, disse o presidente da associação de beneficiários.

Estremoz

José Nuno Pereira refere que o fornecimento de água para o perímetro de rega começou em finais de abril, estando atualmente a permitir o regadio de cerca de 180 hectares de plantações de tomate, que vai ser alargado ao milho.

Numa zona de sequeiro tradicional, o presidente da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros manifestou-se satisfeito com a entrada em funcionamento do regadio, destacando os «benefícios» para os agricultores da região.

«Para a associação também é importante, visto que vai ter uma receita acrescida com a venda da água e seria ótimo se dentro de dois anos 50% do perímetro de rega estivesse a funcionar», realçou.

José Nuno Pereira referiu ainda que já há empresas portuguesas e espanholas a prestar serviços na zona, devido a este projeto de aproveitamento hidroagrícola, que «vem contribuir para o desenvolvimento da região».

Inaugurado em maio de 2015, o projeto de Aproveitamento Hidroagrícola de Veiros, que incluiu a construção de uma barragem, de uma estação elevatória e de redes de rega e viárias, envolveu um investimento público de 25 milhões de euros, com verbas do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

O aproveitamento hidroagrícola, com uma rede de rega de 15 quilómetros de extensão e capacidade para 1.114 hectares de regadio, vai beneficiar, a partir da campanha deste ano, cerca de 60 agricultores de Estremoz e do concelho vizinho de Monforte, no distrito de Portalegre.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip