Quercus alerta: há cada vez mais plantação de eucaliptos em Portugal

eucaliptos

O aviso chega da Quercus - Associação Nacional para a Conservação da Natureza e é claro: o ICNF - Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas está a autorizar cada vez mais a plantação de eucaliptos no país.

A Quercus defende, em comunicado, que o aumento das autorizações para plantar eucaliptos (que decorre do novo regime de arborização) está a pôr em causa o ordenamento do território, mais concretamente o mundo rural.

E a associação ambientalista exemplifica com o caso em Meia Via, no concelho de Torres Novas, onde o ICNF autorizou a plantação de 13,41 hectares de eucaliptal.

De acordo com a Quercus, esta plantação está a ocorrer num terreno com sobreiros, localizado parcialmente em Reserva Ecológica Nacional.

A Câmara de Torres Novas considera que «não estão cumpridos os pressupostos necessários à plantação, sobretudo ao nível das «ações mitigadoras aos exemplares existentes de sobreiro» bem como no que toca à regeneração natural.

A Quercus informa, no mesmo comunicado, que já visitou o local e confirmou no terreno o derrube de sobreiros bem como «uma mobilização profunda de solos debaixo da copa dos sobreiros, afetando assim a regeneração natural das árvores.

Até ao momento, o ICNF ainda não comentou as acusações da Quercus. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip