Qualidade e sustentabilidade: chaves para o futuro do setor do olival e do azeite
O Olive Oil World Congress (OOWC) encerrou a sua primeira edição na semana passada com um êxito notável de participação. Durante três dias intensos, mais de 300 participantes registados de 25 nacionalidades reuniram-se em Madrid, reafirmando a cidade como a capital do azeite. Toda a informação sobre o COJO pode ser consultada através desta ligação, que contém os comunicados de imprensa sobre as atividades realizadas durante o congresso.

Assim, profissionais e especialistas de diferentes áreas do setor do azeite destacaram as diferentes soluções, chaves e estratégias que o sector tem para o futuro, tanto em termos comerciais, como em avanços tecnológicos e científicos. Todas as possíveis soluções para os desafios e oportunidades que o sector do olival e do azeite enfrenta foram compiladas num documento que inclui as principais conclusões dos blocos realizados durante o congresso. O documento para aceder às conclusões pode ser descarregado através desta ligação.
De acordo com Ramzi Belkhodja, presidente do Comité Científico e coordenador de Produção Vegetal, Saúde e Melhoramento no CIHEAM Saragoça, as discussões e apresentações realizadas durante este importante evento "destacaram a necessidade de colaboração contínua e partilha de conhecimentos para superar os desafios e aproveitar as oportunidades que temos pela frente. Temos de continuar a investir em investigação e desenvolvimento, adotar novas tecnologias e manter o foco na sustentabilidade e na qualidade".
A OOWC inicia uma nova fase de congressos cruzados em que a plataforma desenvolverá iniciativas nos países consumidores e produtores com o objetivo de trocar conhecimentos sobre o sector do olival e do azeite a nível internacional. Nos próximos meses, o CCOA realizará numerosos encontros e conferências com o objetivo de alargar a comunidade de operadores que se reuniu em Madrid. Desta forma, os organizadores do congresso pretendem continuar a trocar experiências que ajudem a melhorar e a resolver os desafios que o sector do olival e do azeite enfrenta.
Vários países já manifestaram o seu interesse na próxima edição do CVO em 2026, pelo que a organização irá analisar as diferentes possibilidades de forma consensual, a fim de continuar a promover o azeite e a transmitir os seus benefícios à sociedade.
Sob o lema "Prove, desfrute, é azeite", o CVO é organizado em colaboração com o AgroBank, o MSC, a CIA-Agricoltori Italiani, a John Deere, o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação através da sua estratégia #alimentosdEspaña, a Interprofesional del Aceite de Oliva Español, a Junta de Andalucía através da sua marca "Gusto del Sur", Filiera Oleicola Olearia Italiana e "Campo y Alma", a marca de garantia de qualidade alimentar de Castilla-La Mancha, como patrocinadores Platinum; Grupo Interóleo, Büttner, Yara International, GEA, OLEOMAQ-Oleotec, AGQ Labs e Balam Agriculture como patrocinadores Ouro; a empresa Kubota, Hispatec, Asoliva, Todolivo e SGS como patrocinadores Prata; Agrocolor como outros patrocinadores. Agrotec, Voz do Campo, Puglia Live, Grupo Joly e Oleo são os Media Partners do OOWC.