PTF organiza o debate dedicado às medidas agroambientais e as novas estratégias europeias

No âmbito da nova Política Agrícola Comum (PAC) a Plataforma Transgénicos Fora (PTF) organiza o debate “As medidas agro-ambientais e as novas estratégias europeias “ Do Prado ao Prato” e “Biodiversidade”. O evento acontece no próximo dia 24 de outubro, pelas 18 horas, na Tapada da Tojeira, em Vila Velha de Ródão.

PTF

A agricultura é um setor estratégico quer para superar a crise actual quer para proteger as gerações futuras. As novas estratégias da Comissão Europeia (CE) apontam mudanças estruturais para o novo Quadro Comunitário de Apoio 2021/27 que vão alterar as medidas agro-ambientais. O que se deve alterar? O que apoiar? Como?

Nas últimas décadas as técnicas amigas do ambiente aprofundaram-se e multiplicaram-se e hoje sabe-se que, depois de um período de transição, é possível deixar a agricultura convencional com sucesso mesmo em grandes áreas, como fez a Herdade do Esporão na vinha. Parece, portanto, que o melhor dos mundos está ao nosso alcance - manter as produções e proteger o ambiente. No entanto, as realidades são complexas e diversas e para a transição acontecer sem lesar ninguém é necessário também um amplo e aprofundado debate público.

O evento conta com a participação de Carlos Lourenço, Luís Coutinho, Rolando Martins – agricultores da Beira Baixa; Jorge Ferreira – agrónomo especialista e técnico de agricultura biológica (PTF); Lanka Horstink – investigadora em economia política da agricultura (PTF) e moderação de Graça Passos (PTF).

A participação no debate, presencial ou virtual, é gratuita mas sujeita a inscrição na página da PTF ou pelo email: info@stopogm.net

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip