Proposta de defesa da agricultura familiar na Madeira publicada em DR

biologico

O Diário da República publicou na semana passada a proposta de lei à Assembleia da República em defesa da agricultura familiar na Região Autónoma da Madeira.

O diploma estabelece o «regime especial de apoios aos pequenos e médios agricultores com atividade na Região Autónoma da Madeira, no quadro de um regime extraordinário de incentivos e apoios diretos à agricultura familiar».

Para o regime de apoios diretos à agricultura familiar são abrangidos pelo regime especial previsto no diploma «aqueles que sejam agricultores a título principal, cujos rendimentos obtidos da produção agrícola sejam iguais ou superiores a 50% do rendimento total e que utilizem um volume de trabalho assalariado inferior ao volume do trabalho total familiar, e, ainda, os que exerçam a título acessório como segunda atividade, bem como os respetivos cônjuges que exerçam efetiva e regularmente atividade profissional na exploração agrícola».

O diploma considera equiparadas a explorações agrícolas «as atividades e explorações de suinicultura, pecuária, hortofloricultura, floricultura, fruticultura, avicultura e apicultura, ainda que nelas a terra tenha uma função de mero suporte de instalações».

A proposta de lei define a taxa contributiva e respetivos escalões, o indexante dos apoios sociais e o financiamento das prestações sociais dos pequenos e médios agricultores da Região Autónoma da Madeira.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip