Projeto coordenado em Portugal pelo IPVC quer potenciar o turismo marítimo e de pesca

Terminado que está o prazo para apresentação de candidaturas, o júri irá reunir em início de setembro para selecionar os projetos mais inovadores e com melhores possibilidades de singrar. Segue-se, depois, o programa de incubação de ideias. O FISATUR é um projeto europeu, que envolve seis parceiros de três países e que pretende diversificar as atividades dos ecossistemas de pesca locais, promovendo soluções turísticas sustentáveis e inovadoras.

 

Foram apresentadas 35 propostas no âmbito do FISATUR, projeto europeu coordenado a nível nacional pelo Politécnico de Viana do Castelo e que visa a promoção do turismo sustentável ligado à pesca e ao património marítimo na região atlântica.

Submetidas que estão as candidaturas, a equipa de jurados irá reunir, no início de setembro, para selecionar as dez melhores ideias de cada país, seguindo-se o programa de incubação.

O projeto internacional envolve seis parceiros de três países – o Politécnico de Viana do Castelo e a CIM do Alto Minho, em Portugal, a FUNDAMAR e o ICSEM, em Espanha (Galiza), e ainda L'Institut Agro Rennes-Angers e a Technopole Quimper-Cornouaille, em França (Bretanha).

Com o propósito de diversificar as atividades dos ecossistemas de pesca locais, com especial incidência no litoral norte de Portugal, o FISATUR tem também como objetivo promover e impulsionar novas soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, a aquacultura e o património marítimo.

O projeto é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA) e gerido pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip