Projeto de promoção de carne de porco alentejano recebe cofinanciamento europeu

porco

Um projeto da Associação de Criadores do Porco Alentejano para promoção de carne daquela raça em Espanha, França e Portugal integra a lista de 33 programas que a Comissão Europeia vai financiar.

O projeto da Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA), que visa promover a carne de porco de raça alentejana naqueles três países europeus, tem um orçamento de 465.645 euros, para três anos, tendo sido aprovado um cofinanciamento de 232.822 euros por Bruxelas.

O presidente da ACPA, Nuno Faustino, congratulou-se com a aprovação do cofinanciamento do projeto pela Comissão Europeia, o que «é muito importante» e reflete «o reconhecimento de Bruxelas do potencial que a raça tem e o acreditar no desenvolvimento económico que pode vir a trazer a Portugal e sobretudo à região Alentejo».

A aprovação do cofinanciamento do projeto pela Comissão Europeia reflete também «o reconhecimento de Bruxelas da importância do setor do porco alentejano e do muito que pode vir a dar a Portugal e à Europa», frisou.

Segundo Nuno Faustino, o projeto, que terá a maior parte das ações centradas em Portugal, «pode ser um ponto de viragem importantíssimo na promoção do porco alentejano e, por esta via, vir a desenvolver todo o setor ligado à raça, desde a produção à indústria».

A ACPA prevê que o porco alentejano, após o desenvolvimento do projeto, venha a ter «uma nova dinâmica» e que «haja, de facto, mais consumo e, por esta via, mais produção e mais transformação», admitiu.

No total, os projetos aprovados de promoção interna e externa de produtos agrícolas europeus ascendem a quase 108 milhões de euros e captam perto de 54 milhões de euros da Comissão Europeia.

Dos 33 programas selecionados, 20 destinam-se a promover produtos no mercado interno e 13 em regiões ou países terceiros, como China, Médio Oriente, América do Norte, Sudeste Asiático, Coreia do Sul, África, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Austrália, Noruega e países balcânicos.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip