Programa executivo pioneiro em Portugal sobre finanças sustentáveis avança para 3ª edição

Manter-se competitivo nos negócios e garantir o acesso ao capital implica em conhecer as exigências regulamentares e de mercado associadas às práticas ambientais, quer das entidades financeiras ou das empresas. Implica também compreender que uma nova contabilidade está a nascer e que indicadores de desempenho atuais irão ser tão importantes na avaliação de um investimento e de empréstimos como os tradicionais ROI e/ou Cash flow futuros.

Com o tempo, todas as organizações terão de reportar os chamados indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) e justificar perante todos os investidores (Banca, fundos privados e financiamento público) de que forma a sua atividade não danifica significativamente o ambiente e como é que contribui de forma positiva para a melhoria das condições ambientais e sociais da região e do país. E é neste contexto que o ISEG Executive Education avança, no início de março, com a terceira edição do programa executivo “Sustainable Finance: Green and Climate Finance”.

Imagem: ISEGExecutiveEducation

Pioneiro em finanças sustentáveis no país, este curso foi especialmente elaborado para ir ao encontro das reais necessidades das Micro, PMEs e Grandes Empresas, bem como dos Bancos, Fundos de investimento e outros financiadores.

O programa aborda como é que as várias regulações europeias sobre indicadores ESG vão impactar as empresas e o setor financeiro, fornecendo ideias de como é que o setor financeiro e as empresas devem interagir e dar resposta a estes desafios. Identifica também a necessidade das empresas se prepararem para responder como é que o seu projeto não danifica significativamente o ambiente no âmbito de financiamentos públicos e do PRR.

Com duração de 58 horas, a terceira edição do programa Sustainable Finance: Green and Climate Finance conta com a coordenação de Clara Raposo, dean do ISEG - Lisbon School of Economics & Management, e Sofia Santos, consultora especializada em Climate Finance e Certified ESG Analyst. O curso apresenta, ainda, o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

«Este curso tem uma vertente muito prática, com a apresentação de casos concretos que tornam a componente teórica do curso aplicável à vida real das organizações. Além de discussões de ideias e conceitos sobre finanças sustentáveis, o programa também conta com momentos de brainstorming e dinâmicas de grupos», explica Clara Raposo.

Entre as figuras de renome que vão dar contributos durante o programa executivo, estão Acssana Mendes, Sustainable Banking Credit Agricole; Brian Robertson, Senior Manager Certification da CBI (Climate Bonds Initiative); Lia Barbieri, ESG Research and Sustainability Strategy Consulting da SystemicSphere; Filipe Vasconcelos, Founding Partner da S317 Consulting; e Eric Van La Beck, Diretor de ISR da OFI Asset Management.

«Os conteúdos que disponibilizamos procuram ajudar os participantes a compreender a ligação entre descarbonização, economia circular e biodiversidade com riscos e oportunidades climáticas, bem como com a avaliação ESG dos projetos. Num ano em que os Bancos europeus vão ter de fazer testes de stress climático e adequar os seus rácios de capital de forma a incluir o risco climático, compreender as implicações que tal terá no acesso ao financiamento e nas práticas de gestão de todas as organizações, torna-se essencial à competitividade e diferenciação das empresas», afirma Sofia Santos.

As candidaturas para o curso devem ser submetidas neste link.

Sobre o ISEG Executive Education

O ISEG – Lisbon School of Economic & Management é a Escola de Negócios da Universidade de Lisboa, a maior e melhor Universidade portuguesa, de acordo com todos os rankings internacionais. Através do ISEG – Executive Education oferece a sua formação para dirigentes e quadros de empresas e outras organizações, incluindo o Executive MBA, cursos de pós-graduação, programas de curta duração e formação customizada, nas áreas de Estratégia, Contabilidade, Economia, Empreendedorismo, Finanças, Fiscalidade, Imobiliário, Marketing, Recursos Humanos, Soft Skills e Sistemas de Informação.

Localizado no centro de Lisboa, entre a Lapa e a Madragoa, com estacionamento próprio para alunos, possui o maior e mais qualificado corpo docente em Portugal, incluindo executivos com valiosa experiência profissional. Nos últimos anos, mais de 5.000 profissionais apostaram na valorização do seu currículo através dos cursos de formação do ISEG – Executive Education.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip