Produtores do Dão esperam aumento de 20% a 30% na produção

dao

A União Demarcada das Adegas Cooperativas do Dão (UDACA) espera um bom ano para o vinho daquela região e prevê um aumento de 20% a 30% na produção, que será acompanhado por um incremento da qualidade.

«Este ano, haverá um crescimento de 20% a 30% na região do Dão, dependendo das castas», diz o presidente da UDACA, Fernando Figueiredo, prevendo uma produção de 12 a 15 milhões de litros no setor cooperativo e um total de 30 a 35 milhões de litros no total dos produtores da região.

Apesar do receio de que os níveis de maturação pudessem ser afetados devido à falta de chuva, a ocorrência de precipitação recentemente vem garantir «uma boa maturação» do vinho, sublinhou.

«A chuva veio ajudar à maturação e a tendência é para que as vindimas sejam antecipadas para o início de setembro», acrescentou Fernando Figueiredo, salientando que se espera uma «boa colheita» este ano.

Em 2014, apesar de uma «boa qualidade e cor de vinho, em termos de grau as coisas já não foram tão boas», recordou, considerando que este poderá ser um melhor ano, com níveis de açúcar elevados «e uma maturação mais acentuada».

«Está tudo preparado para termos uma boa vindima, com quantidade e qualidade excecionais», frisou.

O presidente da UDACA afirmou ainda que a ocorrência de incêndios na região demarcada do Dão poderá ter levado à «queima de alguma vinha, mas não deverá afetar a produção» total.

A região demarcada do Dão, instituída em 1908, tem cerca de 376.000 hectares de terra, estendendo-se por concelhos do distrito de Coimbra, Guarda e Viseu.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip