Produtores de vinhos brancos de Portugal e da Galiza reúnem-se a 24 e 25 de outubro

A 24 e 25 de outubro, a sub-Região de Monção e Melgaço recebe mais uma edição de “The White Experience”, este ano distribuída por oito quintas de produtores aderentes e com provas colectivas no Museu e no Solar do Alvarinho, que reúnem alguns dos mais icónicos produtores nacionais e da Galiza naquele que é, por excelência, o principal centro nacional na produção de vinhos brancos.

Vinho branco

“The White Experience”, cuja organização está a cargo da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), acontece na casa de oito produtores de Monção e Melgaço, que convidam 12 produtores de outras Regiões nacionais e da Galiza para um encontro de vinhos brancos com diferentes perfis, e que estão de portas abertas para receber os visitantes, entre as 14h30 e as 20 horas durante os dois dias do evento.

A edição 2020 decorre de forma descentralizada em dez locais distintos e o Museu do Alvarinho, em Monção, e o Solar do Alvarinho, em Melgaço, são as portas de entrada onde é possível recolher informações e participar em provas colectivas de vinhos de Monção e Melgaço comentadas por especialistas.

Produtores anfitriões e produtores convidados

- Quinta de Santiago (Monção) convida Nuno do Ó e Xurxo Albamar (Galiza);

- Adega de Monção (Monção) convida Celso Pereira;

- Quintas de Melgaço (Melgaço) convida António Maçanita Winemaker;

- Provam (Monção) convida Quinta das Bágeiras;

- Quinta das Pereirinhas (Monção) convida Quinta de Lourosa;

- Anselmo Mendes (Monção) convida Adega Mãe e Niepoort;

- Soalheiro (Melgaço) convida Susana Esteban e Elogio Pomares (Galiza);

- Márcio Lopes (Melgaço) convida Herdade do Rocim e Casa da Passarella.

Para além das provas, é possível frequentar actividades paralelas desenvolvidas nas quintas dos produtores aderentes como provas verticais ou temáticas e passeios pela vinha.

O bilhete diário tem um custo de 10 euros e está disponível na ticketline, dando acesso à marcação de visita e prova de vinhos nos 10 locais do evento. A marcação prévia do horário é obrigatória, uma vez que o número de lugares é limitado, de acordo com as orientações da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

A CVRVV disponibiliza transporte em autocarro a partir das cidades do Porto e de Braga, mediante marcação.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip