Produção de vinhos da Bairrada com aumento de 20% em 2017

A produção de vinho na região da Bairrada deverá aumentar em 2017 cerca de 20% em relação ao ano passado, segundo estimativa feita por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), citado pela Lusa.

bairrada

Os números oficiais da vindima de 2017 só deverão ser conhecidos dentro de 15 dias, mas os primeiros dados apontam para um aumento de produção.

A qualidade sanitária das uvas é considerada «muito boa, não obstante o ano ser de pouca pluviosidade».

Com esta subida, a produção de vinhos na região demarcada poderá rondar os 30 milhões de litros de tintos, brancos e rosados, situando-se num patamar semelhante ao de 2015 (28 milhões de litros) antecipa um produtor.

Em 2016, a produção foi 15% inferior em relação a 2015, situação explicada pelas «difíceis condições climáticas», com muita chuva e falta de luz solar, que atrasou o desenvolvimento das uvas nesse ano.

Praticamente certo é que a Bairrada deverá manter em 2017 a liderança nos espumantes nacionais, continuando também a ganhar quota de mercado nos chamados vinhos tranquilos.

Quase dois terços dos vinhos espumantes nacionais são produzidos na Bairrada, região que é responsável pela venda anual de cerca de seis milhões de garrafas.

No início de 2017, a CVB tinha registados 2.400 produtores de vinhos tintos, brancos e rosados, que exploram 6.500 hectares de vinhas. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip