Procura por limpeza de terrenos aumenta progressivamente desde janeiro, mas abaixo de valores do ano passado

O OLX acaba de lançar um estudo no qual analisa a procura e oferta por serviços de limpeza de terrenos, com base em dados disponíveis na plataforma. Esta análise é feita no contexto da obrigação legal de realizar a limpeza de terrenos e gestão de combustíveis para prevenção do risco de incêndios, que deve ser levada a cabo por lei até ao final de abril.

Principais conclusões (procura):

- A procura por serviços de limpeza de terreiros subiu +27% de janeiro para fevereiro e +5% de fevereiro para março de 2022. Ainda assim, no total, a procura por estes serviços no primeiro trimestre deste ano está -30% abaixo de 2021.

- Março foi, dos três meses, aquele que revela maior quebra da procura face ao ano passado (-51%).

 - Em 2021, quando o prazo foi prorrogado para fim de maio (devido à pandemia), a maior procura pela limpeza de terrenos decorreu, por esta ordem, nos meses de maio, junho, março, abril e julho.

 - As zonas que revelam maior procura, entre janeiro de 2021 e março de 2022, são Vila Nova de Gaia (6,8% do total da procura), Sintra (6,3%), Porto (4,7%), Gondomar (3,6%), Palmela (3,4%) e Alenquer (3,4%).

«A procura por este serviço tem aumentado gradualmente desde o início do ano, mas há uma quebra dos valores em comparação com o ano anterior. Se analisarmos 2021 percebemos que alguns dos meses com maior procura aconteceram já depois do prazo indicado, de forma que é expectável que também este ano a procura continue a subir nos próximos meses», comenta Sebastiaan Lemmens, Diretor Geral do OLX Portugal.

 Principais conclusões (oferta):

- O primeiro trimestre de 2022 revela, no geral, um aumento de +177% da oferta destes serviços face ao mesmo trimestre do ano passado. O mês que revela maior aumento da oferta face a 2021 é março (+335%).

 - A oferta por limpeza de terrenos aumentou gradualmente desde janeiro de 2022 (+60% de janeiro para fevereiro e +176% de fevereiro para março).

 - Em 2021, os meses com maior oferta de serviço de limpeza de terrenos são, por esta ordem, maio, abril, março, julho e junho.

 - As zonas que revelam maior oferta, entre janeiro de 2021 e março de 2022, são Vila Nova de Gaia (5,8% do total da oferta), Sintra (4,7%), Cascais (3,5%), Paredes (3,3%) e Almada (2,9%).

"Observamos que, ao nível dos serviços, as empresas fornecedoras estão a corresponder às necessidades e aos prazos estabelecidos, providenciando um aumento substancial de respostas para a limpeza dos terrenos logo desde os meses antecedentes. Os profissionais estão alerta para a importância desde serviço e já estão disponíveis para que o mesmo seja solicitado e realizado", conclui o Diretor Geral do OLX Portugal.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip