Primeiro-ministro considera Agricultura um setor essencial para o desenvolvimento do país

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado do Ministro da Agricultura, Luis Capoulas Santos, visitou no passado domingo a 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 16 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como tema central a “Vinha e o Vinho”.

António Costa disse que a agricultura é essencial para o desenvolvimento do país e referiu que a feira «é uma excelente mostra do trabalho dos agricultores portugueses e do belíssimo momento que a agricultura portuguesa está a viver».

Para o responsável do governo, este crescimento «deve-se muito a uma opção chave que foi feita. Todos têm consciência que valeu a pena apostar na agricultura e que faz parte integrante do nosso futuro», referiu.

«Quando olhamos para a necessidade de ter medidas para combater as alterações climáticas, para o desordenamento do território e para a ameaça dos incêndios florestais percebemos que a agricultura é absolutamente prioritária. A nossa paisagem é desenhada pela agricultura e por isso a agricultura é um sector fulcral», disse.

António Costa referiu que «o futuro do nosso país depende muito do futuro da agricultura e que não pode deixar de expressar um grande agradecimento pelo trabalho a que todos os agricultores se dedicam. É uma atividade muito dura, sujeita a muitas incertezas e de muito risco, mas é felizmente conta com gente dinâmica para ajudar a avançar o país».

«É necessário continuar a investir no sector e a criar cada vez mais condições para que os produtores agrícolas possam trabalhar. O grande esforço é dos agricultores, mas há trabalho político que é necessário fazer. Hoje por exemplo já temos mais de 55 novos mercados abertos para a exportação e este ano vamos ter um crescimento na exportação de carne de porco graça à abertura do mercado chinês», concluiu.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip