Presidente da CAP: "Sem cultura e sem vacas, não se combatem as alterações climáticas"

O Presidente da Confederação Agricultores de Portugal (CAP) escreveu um artigo de opinião no jornal Público, onde condena as ações da Universidade de Coimbra e os seus pressupostos.

O reitor da Universidade de Coimbra proibiu, durante a semana passada, o consumo de carne de vaca nas 14 cantinas do estabelecimento, invocando as mudanças ao nível do clima que temos sentido nos últimos anos.

Eduardo de Oliveira e Sousa refuta tal ideia: "A defesa da agricultura e do mundo rural é a defesa do nosso planeta. Eliminar a bovinicultura em Portugal não é solução para a emergência climática. Pelo contrário. A bovinicultura nacional, pelas características do seu modelo de exploração, faz parte da solução ambiental", explica no artigo.

Segundo o mesmo, "o setor agroflorestal em Portugal, desde 1990 até hoje, sequestrou mais carbono da atmosfera do que aquele que emitiu", opinião que tem sido partilhada por um inúmero de organizações agrícolas. "Sem agricultura e sem agricultores será impossível atingir os objectivos preconizados no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, pois é a atividade desenvolvida pelo ser humano que mais contribui para a captura de gases com efeito estufa (GEE), especialmente no contexto português, tão marcado por um sistema de produção animal que acontece maioritariamente em regime extensivo".

"A bovinicultura em Portugal decorre maioritariamente em pastagens extensivas biodiversas nas zonas de montado, um ecossistema importantíssimo que tem de ser preservado e expandido, sobretudo por ser uma paisagem em desgaste acelerado, devido ao processo de desertificação em curso", explica. "A melhor forma de inverter este cenário – sustentadamente e a longo prazo – é fomentar o crescimento de matéria orgânica no solo. E isso só é possível através do pastoreio, essencialmente de vacas, que estrumam o solo, tornando-o mais fértil e produtivo (...)".

Conclui afirmando que "não comer carne de vaca por questões alimentares é uma opção e, por isso, deve ser respeitada" mas afirma que a decisão da Universidade de Coimbra é errada. "Ao invés da decisão errada que tomou, deveria pelo contrário promover o consumo de carne de vaca nacional, ajudando assim a reduzir a pegada ecológica das importações e, simultaneamente, a reforçar um modelo de produção equilibrado e ambientalmente sustentável, protegendo as raças autóctones, as pastagens biodiversas e as populações rurais tão carenciadas".

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip