Potencialidades do Interior para descobrir em Lisboa

Foi a 3 de maio que abriu no Largo do Intendente, em Lisboa, a loja “Produtos e Territórios”, um espaço com os produtos e a gastronomia da Terra Fria Transmontana, das Terras de Sicó, do Pinhal Interior Sul, do Norte e do Centro Alentejano e do Ribatejo Interior.

interior

Das 10h00 às 22h00, de terça-feira a domingo no número 13 vai encontrar num só lugar, as potencialidades de 38 municípios do interior do país, através de uma loja agroalimentar, uma cafetaria/restaurante e uma zona de exposições.

A Produtos e Territórios – Loja do Intendente resulta da parceria de seis Associações de Desenvolvimento Local (CoraNE - Terra Fria Transmontana, TERRAS DE SICÓ, PINHAL MAIOR - Pinhal Interior Sul, ADER-AL - Norte Alentejo, MONTE-ACE - Alentejo Central e TAGUS - Ribatejo Interior), que se empenharam em criar uma montra dos seus territórios na capital, com o objetivo de despertar o interesse por quem está ou visita Lisboa por outras regiões do interior do país.

«Temos consciência que os turistas que vêm a Lisboa não têm tempo para visitarem outras zonas. Através da Loja do Intendente ficam a conhecer um pouco das nossas regiões e numa próxima viagem a Portugal podem escolher como destino os nossos territórios», referiu Maria do Céu Albuquerque, presidente da Direção da TAGUS (ADL coordenador do projeto), aquando da inauguração do espaço, no passado dia 28 de abril.

Por essa ocasião marcaram presença, além de presidentes de Câmaras dos 38 municípios que compõem as direções das seis associações, produtores e artesãos, representantes das empresas de animação turística, hotéis e alojamentos de turismo em espaço rural, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Manuela Azevedo e Silva, gestora adjunta do PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural) e Margarida Martins, presidente da Junta de Freguesia de Arroios.

Atualmente estão representados neste espaço 100 produtores (de vinhos, azeites, marmeladas e doces, mel, cervejas, queijos e enchidos) e artesãos, mas pretende-se que sejam mais, visto que já estão referenciados mais de 200.

A Loja tem, também, associado um programa de animação mensal, com recriações, oficinas temáticas, entre outras atividades, com o intuito de dar a conhecer e valorizar as tradições, a gastronomia, a natureza e os produtos locais das regiões que estão envolvidas.

A Produtos e Territórios – Loja do Intendente é apoiada pela abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural, e vem também sublinhar os objetivos do Programa dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária do Município de Lisboa.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip