Portugal vai ter uma “Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho”

vinhas

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) apresentam na próxima segunda-feira, 7 de setembro, pelas 19h00, na Quinta do Seixo, em Valença do Douro, Tabuaço, a “Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho”, numa sessão que será presidida pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

Esta plataforma resulta da assinatura, em agosto de 2015, do memorando de entendimento entre a UTAD e a CCDR-N e visa potenciar a utilização das infraestruturas científicas da UTAD e do Régia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia.

«Nesta plataforma serão envolvidos investigadores de diversos centros de investigação nacionais e internacionais relacionados com a cadeia de valor do vinho e do território, as competências multidisciplinares instaladas na UTAD e os centros de investigação da UNorte.pt», avançam os promotores.

De acordo com o memorando, «pretende-se criar uma forte interatividade entre as empresas, as instituições de I&D e as associações que representam o setor, fomentando a experimentação, a inovação e, ainda, concertar saberes especializados e informação do mercad«o.

Como objetivos da plataforma destacam-se «a competitividade, a internacionalização e atividades de incorporação de conhecimento e inovação para a fileira vitivinícola, para acrescentar valor e tornar o setor mais competitivo e sustentável ao nível económico, ambiental e socia«l.

Uma das primeiras medidas a tomar será a criação de uma Comissão Científica Internacional (International Advisory Group), composta por três investigadores internacionais líderes nesta área temática, que funcionará até estar concluído o processo de criação da Plataforma e adotado o seu primeiro plano de atividades.

O funcionamento da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho terá uma dotação de 1,5 milhões de euros por ano, canalizada pelo NORTE 2020.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip