“Porto Wine Day”: onze dias a celebrar o Vinho do Porto

vinho do porto

“Porto Wine Day”. Assim se chama a iniciativa que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto realiza na cidade do Porto, pelo segundo ano consecutivo, de 3 a 13 de setembro.

São 11 dias de festa para celebrar o ex-libris da cidade, com seminários, actividades especiais nas caves e refeições harmonizadas com vinho do Porto.

Este ano, o ponto alto do “Port Wine day”, é no dia 10 de setembro, data em que se assinala o 259º aniversário da criação da região vitivinícola demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, o Alto Douro Vinhateiro.

Nesse dia o Centro de Congressos da Alfândega do Porto vai acolher conferências e debates sobre o Vinho do Porto, uma grande prova e uma masterclass para especialistas e jornalistas.

Na noite do dia 10, as celebrações terminam com um restrito circuito gastronómico. Para participar é necessário fazer reserva.

O programa fica completo com as iniciativas “À mesa com Porto” (uma rota gastronómica criada para o público generalista, na qual os seis restaurantes aderentes terão um prato harmonizado com Vinho do Porto disponível durante os dias do evento); “Lojas com Porto” (com montras decoradas segundo a temática); atividades especiais nas caves do Vinho do Porto e a rota de bares “Porto Winenight” (com cocktails de vinho do Porto a um preço fechado em alguns bares da cidade).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip