Portal da Agricultura disponível brevemente

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, garantiu, durante um Agromeeting sobre o Presente e Futuro das Agriculturas de Portugal, organizado pela consultora agrícola Espaço Visual, que o Portal da Agricultura, iniciativa emblemática do Ministério da Agricultura, estará disponível entre o final deste ano e o início do próximo.

Agricultura

«Este portal será um instrumento essencial e fundamental para permitir uma ligação direta entre todos os agentes agrícolas e o Ministério da Agricultura», afirmou Nuno Russo. Para o governante, esta ferramenta vai também ter um papel para desburocratizar muitas decisões e para agilizar procedimentos.

«Com este portal, vamos obter uma simplificação e uma agilização da relação com os agricultores. Terá uma grande utilidade e deve ser aproveitada da melhor forma», acrescentou o secretário de Estado da Agricultura.

Quanto aos fundos europeus de apoio à agricultura, Nuno Russo afirmou que o Ministério da Agricultura está a desenvolver uma «operação de limpeza» do PDR 2020 que permita libertar verbas.«Vamos ter um período de transição de 2 anos, 2021 e 2022, durante o qual vamos trabalhar com regras antigas e regras novas. Não haverá nenhuma alteração de fundo face às medidas do PDR 2020. Até final do ano será publicado o regulamento deste período de transição por parte da União Europeia», esclareceu o governante.

Nuno Russo acrescentou que agora é preciso «adequar o regulamento à nossa realidade para poder ter quanto antes as verbas disponíveis e, assim, evitar hiatos e interregnos entre quadros comunitários de apoio».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip