Polónia quer exportar frutas e carne de frango para os EUA

O ministro da Agricultura polaco, Marek Sawicki, de visita aos Estados Unidos, reuniu com o responsável da agricultura Thomas Vilsack e os presidentes das comissões de agricultura do Senado americano.

O tema da conversa foi a possibilidade de abertura do mercado americano à entrada de produtos agrícolas polacos e, mais concretamente, as maçãs, as pêras, a carne de frango e derivados da carne de frango.

O ministro ficou convencido que, no que diz respeito às maçãs, estas vão entrar no mercado americano já em 2016.

Além destes produtos, a Polónia está a lançar os procedimentos para obter autorização para a carne de bovino, ovos e derivados dos ovos.

Sawicki afirma ter tido a maior recetividade da parte das autoridades norte-americanas, mas tem consciência do forte lobby agrícola, que poderá pôr entraves às suas pretensões.

O ministro afirmou que a Polónia foi um dos países que mais sofreu com o embargo russo, pelo que a abertura de novos mercados torna-se fundamental.

Em 2014, as exportações polacas para os Estados Unidos cresceram 14,6% em relação a 2013, atingindo os 380,5 milhões de dólares, sendo que os maiores aumentos foram na carne de porco e nos sumos de fruta.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip