Plataforma locale.pt - Valorização e promoção dos produtos endógenos

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, participou no passado sábado, no lançamento da plataforma locale.pt da Dolmen - Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, que envolve seis municípios do Douro Verde:  Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende.

Nuno Russo

Nuno Russo, na sua intervenção, realçou que «o turismo e a animação turística, a gastronomia e a restauração, a valorização dos produtos locais, a par da formação profissional e das novas tecnologias de informação e conhecimento, dão um contributo importante ao pulsar socioeconómico de um território rural», sem esquecer os mercados locais de produtores, «as cadeias de valor acrescentado, os circuitos curtos de comercialização, que permitem um grande potencial de exploração, de comercialização e até de internacionalização».

O secretário sublinhou que «a estratégia de desenvolvimento, está alinhada com a Terra Futura, no modelo de implementação e governação. Com o propósito de fazer crescer a agricultura, inovando-a e entregando-a à próxima geração, apostando numa cadeia de valor inovadora e competitiva».

A Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30 – Terra Futura, define uma iniciativa emblemática – Alimentação Sustentável, entre outras 15 iniciativas, porque quer valorizar e estimular o consumo dos nossos produtos endógenos, garantindo a autenticidade e promovendo a confiança dos consumidores.

O programa para a Alimentação Sustentável pretende, ainda, estimular a produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, as cadeias curtas de abastecimento, a valorização dos produtos de qualidade, da dieta mediterrânica e a sensibilização dos consumidores e da população em geral para a adoção de uma alimentação equilibrada e para o consumo de produtos de época e locais.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip