Perda de culturas para pragas de insetos irá agravar-se com o aumento das temperaturas

A quebra de produtividade devido a pragas de insetos no milho, no trigo e no arroz pode aumentar entre 10 a 25% por cada grau a mais.

insetos

É certo que a produtividade das culturas agrícolas diminui à medida que as temperaturas aumentam com as alterações climáticas. Agora, um grupo de investigadores norte-americanos provou que essa perda pode vir a ser agravada entre 10 a 25% pelas pragas de insetos (que já são responsáveis por quebras na ordem dos 5 a 20%), por cada grau a mais em relação à temperatura média.

Os cientistas estimam que, com o aumento das temperaturas em 2 graus Celsius, as perdas relacionadas com as pragas aumentem 49%, 19% e 31% para o trigo, o arroz e o milho (as três culturas estudadas), respectivamente. O que corresponde a perdas de 59, 92 e 62 megatoneladas por ano.

O trabalho dos investigadores norte-americanos das universidades de Washington, Colorado, Vermont e Stanford foi publicado na revistaScience, esta sexta-feira. O trabalho baseia-se em dados sobre 38 espécies de insectos diferentes.

«Usámos as relações estabelecidas entre a temperatura, o crescimento populacional e as taxas metabólicas dos insetos para estimar como e onde o aquecimento global provocará o aumento das perdas de produtividade», explicam os investigadores no artigo.

Outra das conclusões a que chegaram é que «as perdas serão mais agudas em áreas onde o aquecimento provoca um maior crescimento populacional e aumento das taxas metabólicas dos insectos».

Estas condições existem nas zonas temperadas, onde a maioria destes cereais é produzida.

Aquilo que os agricultores tentam fazer atualmente para controlar estas pragas será infrutífero.

«A aplicação de mais pesticidas, o uso de culturas geneticamente modificadas e práticas como a rotação de culturas ajudarão a controlar as perdas de insetos. Mas ainda parece que em praticamente todos os cenários de mudança, as pragas serão as vencedoras», diz ao jornal britânico The Guardian Rosamond Naylor, investigador na Universidade de Stanford e um dos membros da equipa.

Fonte: Público

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip