Pedrógão Grande: agricultura com prejuízos de €20 milhões na zona

Os incêndios na zona de Pedrógão Grande fizeram 20 milhões de prejuízos nas atividades agrícolas, afirmou o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, no Parlamento.

agricultura

Os prejuízos referem-se à área específica do ministério, englobando este valor de 20 milhões perdas com plantações de vinhas, e pomares, por exemplo, equipamentos ou explorações agrícola, explicou Capoulas Santos no final da interpelação dos Verdes sobre política florestal e desertificação do interior, no Parlamento.

Durante o debate, o ministro anunciou a estimativa de 20 milhões de euros dos prejuízos causados pelos incêndios na zona de Pedrógão Grande. Em resposta a uma pergunta do deputado do PCP João Ramos, Capoulas Santos afirmou que o Governo já fez as estimativas dos prejuízos e terá de «existir a capacidade financeira para lhes dar resposta».

Depois do levantamento de prejuízos, o Ministério vai agora abrir, no prazo de «duas, três semanas», as candidaturas para os agricultores serem recompensados pelas suas perdas, «de acordo com as leis nacional e comunitária».

«Nos termos da lei nacional e comunitária, os pagamentos variam entre 50 e 80% da totalidade dos prejuízos, que podem acumular-se à indemnização do seguro, àquelas pessoas que o fizeram», afirmou Capoulas Santos.

O incêndio que deflagrou a 17 de junho, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e alastrou a outros concelhos, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foi dado como extinto uma semana depois.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip