Os pesticidas perigosos à saúde das abelhas

A European Food Safety Authority (EFSA) publicou um estudo sobre o perigo da utilização de três pesticidas da família dos neonicotinóides na saúde das abelhas.

A avaliação de riscos ligados à pulverização por thiamethoxam (da Syngenta), da clothianidin e da imidaclopride (da Bayer), conclui que os riscos são elevados e não podem ser excluídos.

Neste estudo, a EFSA confirmou o que outros estudos já tinham afirmado, que o uso dos neonicotinóides é perigoso para as abelhas.

Estes três pesticidas têm uma proibição de utilização temporária, que acaba em 31 de dezembro de 2015 e a Comissão vai seguramente apoiar-se no parecer da EFSA para tomar uma decisão.

A Greenpeace defende que, face a este estudo, a Comissão não tem outra opção senão proibir completamente o uso destes pesticidas.

A proibição europeia, atualmente, não cobre todo o tipo de culturas e, em Inglaterra, os produtores pediram uma autorização especial para os usar na cultura da colza, pois, caso contrário, as perdas de produtividade são importantes.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip