Os jovens agricultores são a pedra angular das cooperativas agrícolas do futuro
O Fórum empresarial da COGECA, que decorreu esta quinta-feira, em Valência, sob o título “Os jovens agricultores e as cooperativas agroalimentares de amanhã”, contou com mais de trezentos participantes de 24 Estados-membros, entre os quais uma delegação da CONFAGRI de 10 participantes, entre dirigentes, técnicos e jovens agricultores.
A maioria dos participantes são jovens agricultores de toda a União Europeia, ansiosos por apresentarem a sua visão de futuro para as cooperativas agrícolas.
Durante este fórum, os jovens agricultores tiveram oportunidade de partilhar ideias sobre o futuro do setor e de sublinhar quais as suas necessidades para garantir um futuro viável na sua profissão, assim como para responder às expetativas dos consumidores e assegurar o bom funcionamento da cadeia alimentar.
Thomas Magnusson, presidente da COGECA, aproveitou esta ocasião para destacar que «os jovens agricultores e agricultoras são a pedra angular do setor agroalimentar de amanhã e as cooperativas agrícolas permitem-lhes lidar com os desafios que se avizinham.
As cooperativas agrícolas necessitem de jovens agricultores, os jovens agricultores precisam de cooperativas agrícolas. Esta é a equação perfeita para projetar em conjunto o setor agroalimentar do futuro», concluiu Magnusson.
O presidente das Cooperativas Agro-alimentarias de Espanha, Ángel Villafranca, na sua intervenção afirmou que o principal desafio que os jovens têm pela frente é a rentabilidade da atividade agrícola, pelo que «necessitam de explorações competitivas e viáveis, o que exige projetos empresariais bem dimensionados. Por isso, as cooperativas com uma estratégia clara e um plano para o futuro são a melhor opção para os produtores europeus. Temos que dar resposta a estes jovens que em breve serão os líderes das nossas cooperativas», salientou o responsável.
Com base num intercâmbio de opiniões sobre os desafios enfrentados pelos jovens agricultores, as cooperativas agrícolas europeias apresentaram exemplos concretos de estratégias adotadas para responder de forma eficaz às necessidades dos produtores e para projetar a agricultura de amanhã através da participação ativa dos jovens agricultores no governo democrático das cooperativas de que são sócios.
Sem dúvida, o dinâmico debate intergeracional promovido durante o Fórum lançará bases para uma discussão mais profunda sobre a mudança geracional na agricultura e o papel das cooperativas agrícolas para o favorecer.
Fonte: Copa-Cogeca