ONU alerta para a necessidade de proteger abelhas

A principal conclusão da primeira avaliação global de polinizadores conduzida pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Ecossistemas - IPBES (uma plataforma intergovernamental da ONU), é que cada vez mais espécies de insetos polinizadores estão ameaçadas de extinção, o que se deve a diversas causas, muitas delas provocadas pela ação do Homem.

abelha

Este facto ameaça a subsistência de grande parte da população humana, e conduz a perdas significativas em setores de atividade como a agricultura e a agroindústria.

Este estudo, realizado de dois anos, recentemente divulgado pelo IPBES, aponta um conjunto de medidas ara proteção das populações de insetos polinizadores, que considera eficazes.

O estudo, intitulado “Thematic Assessment of Pollinators, Pollination and Food Production” foi o primeiro produzido pelo IPBES, é constitui um esforço inovador no sentido da melhor compreensão e gestão de um elemento crítico do ecossistema global, os polinizadores.

O IPBES é uma entidade intergovernamental que avalia a o estado da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, procurando auxiliar a tomada de decisão por parte dos agentes políticos.

Trata-se de uma instituição criada sob os auspícios de quatro agências da ONU: a FAO, UNESCO, UNDP e UNEP sendo administrada por esta última.

Atualmente recebe o contributo de mais de mil investigadores de todo o mundo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip