Último relatório mensal de comércio agroalimentar : UE aumenta exportações de cereais

Tanto as exportações como as importações agroalimentares da UE desaceleraram muito ligeiramente em termos de valor em julho de 2022, de acordo com o último relatório mensal de comércio agroalimentar publicado pela Comissão Europeia. Embora o valor das exportações da UE tenha diminuído 2% em relação a junho e agora esteja em 19,2 bilhões de euros, eles ainda permanecem significativamente mais altos do que no ano passado. As importações da UE também diminuíram 2% no mesmo período, atingindo 14,3 bilhões de euros em julho de 2022. A balança comercial da UE está estável em 4,9 bilhões de euros.

O último relatório mensal do comércio agroalimentar também apresenta um foco especial nos fluxos comerciais entre a UE e o Reino Unido.

Exportações

Apesar do declínio nos valores globais de exportação, as exportações de cereais da UE, principalmente trigo, mas também cevada, aumentaram particularmente para o Oriente Médio e Norte da África (MENA). Isso confirma as perspectivas mais altas de exportação de cereais da UE para os países que mais precisam, após a ruptura do mercado causada pela guerra da Rússia na Ucrânia. O maior aumento nas exportações foi registrado para o trigo. De fato, a UE exportou 1,9 milhão de toneladas de trigo em julho de 2022 para o MENA, o que representa um aumento de 300% em relação a julho do ano passado. Em julho, as exportações totais de trigo para o mundo atingiram 3 milhões de toneladas, um aumento de 74% em relação ao ano passado.

As categorias que registraram queda nas exportações em julho são frutas e nozes (-15%) e hortaliças (10%). As exportações de azeitonas e azeite caíram 14% em julho, em grande parte devido ao declínio das exportações para os EUA.

O total de exportações agroalimentares da UE desde o início do ano até julho atingiu 127 bilhões de euros, o que representa 14% acima do mesmo período do ano passado. A UE continua a ser o maior exportador agroalimentar do mundo.

Importações

As importações da UE provenientes da Ucrânia continuam o seu quarto mês consecutivo de crescimento, na sequência da implementação da liberalização temporária do comércio e da melhoria do funcionamento das Rotas de Solidariedade. As importações da UE de grandes parceiros comerciais, como o Brasil e os EUA, também aumentaram, principalmente para milho e soja. As importações de uvas, sementes de girassol e bananas diminuíram mais em julho em relação a junho. Eles diminuíram 24%, 20% e 18%, respetivamente. 

As importações totais da UE desde o início do ano até julho atingiram € 96 bilhões, o que representa 33% acima do mesmo período do ano passado.

Continue a ler aqui.

Fonte: Comissão Europeia 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip