OGM’s: organizações europeias manifestam preocupação

Várias organizações agrícolas e científicas da União Europeia (UE) enviaram uma carta aos ministros da Agricultura dos Estados-membros, ao Comité do Ambiente do Parlamento Europeu e, também, ao Comité Agrícola (Comagri), manifestando a sua grande preocupação das novas regras comunitárias para a aprovação dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM’s).

A mensagem fundamental é que os agricultores devem ser livres para escolher qual tipo de sementes que querem utilizar, quer convencionais, ou OGM’s, em função do que seja mais bem adaptado às condições de cultura.

Outro ponto importante prende-se com a proposta da Comissão para a autorização do uso de grãos OGM’s para a alimentação animal, que quer dar poderes de decisão aos Estados-membros.

Esta proposta é altamente contestada, pois, «a ser posta em prática, vai provocar graves distorções de mercado, sendo que privar os produtores de escolherem a melhor opção é ser muito negativo para o setor pecuário», defendem.

Relembraram que a UE é altamente dependente em proteína vegetal e que a proibição de comercialização OGM pode levar a uma rutura de abastecimento, com consequências imprevisíveis para a produção animal.

Mais de 20 organizações europeias assinaram a carta.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip