Óbidos: Governo anuncia obras de €28 milhões para regadio agrícola

A ministra Assunção Cristas anunciou esta quarta-feira, em Óbidos, o lançamento de obras no valor de 28 milhões de euros, com prazo de conclusão até 2017, para dotar o concelho de água e de infraestruturas de rega para a agricultura.

A ministra da Agricultura disse que a construção de uma estação elevatória para fornecer água aos agricultores vai ser adjudicada ainda nesta legislatura e anunciou ter assinado o despacho relativo ao lançamento do concurso público para a construção de infraestruturas para a de rega de Óbidos. O concurso para a rede da Amoreira é lançado até ao final do ano.

«Estaremos com todas as obras concluídas para a campanha de 2017», disse a ministra, segundo a qual não se trata de um «prazo irrealista para quem esperou 39 anos» pelo projeto.

Considerando um «líquido precioso para a competitividade e para a criação de postos de trabalho» da agricultura, Assunção Cristas explicou que a água vai chegar a 1.200 hectares de terrenos agrícolas, de 900 agricultores das freguesias da Amoreira e do Olho Marinho, em Óbidos, e do Pó e da Roliça, no Bombarral.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, sublinhou que o investimento «é um velho sonho com 40 anos» dos agricultores do concelho e que é indispensável para o seu desenvolvimento económico.

Vão ser construídos 50 quilómetros de rede de distribuição, por onde passarão 5,5 milhões de metros cúbicos de água, sendo disponibilizadas 400 tomadas de água, ou seja, cerca de três tomadas por hectare.

Integrada no Projeto Hidroagrícola das Baixas de Óbidos, a rede é aguardada desde 1978.

O regadio está integrado na construção da Barragem do Arnóia, obra de 6,5 milhões de euros, concluída em 2005, e parada desde então devido aos sucessivos adiamentos na conclusão da rede de rega.

Destinado em 60% a pomares e 40% a hortícolas, o projeto permite, por exemplo, aumentar a produção média de pera rocha de 12 toneladas (em sequeiro) para 40 toneladas por hectare, em regadio.

O projeto, orçado em 28 milhões de euros, conta com um financiamento comunitário.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip