O papel da remuneração dos serviços dos ecossistemas na revitalização do território é tema de webinar

A PASC – Casa da Cidadania vai realizar, no próximo dia 17 de setembro, quinta-feira, entre as 20 e as 22 horas, um webinar sobre a “Revitalização do Território: o papel da remuneração dos serviços dos ecossistemas”.

PASC Revitalização do Interior

Os ecossistemas estão na base de toda a vida. Os bens e os serviços que oferecem são fundamentais para a manutenção do bem-estar e para o desenvolvimento económico e social futuro. Entre os bens contam-se, entre outros, a produção de madeira, cortiça, resina, frutos secos, cogumelos silvestres. Já quanto aos serviços prestados, estes vão desde a atividade cinegética, ao recreio e lazer, à paisagem, à polinização, à manutenção da biodiversidade, à conservação dos solos, à regularização dos regimes hídricos, ao sequestro de carbono.

Na União Europeia, o valor estimado pelos serviços prestados pelos ecossistemas é no mínimo de 125 mil milhões de euros ao ano. A produção de bens é hoje insuficiente para a fixação e a migração de famílias para as regiões de baixa densidade populacional. Esta insuficiência está na base do êxodo rural e este serve de mote a opções nem sempre adequadas de ocupação e uso dos solos, colocando em risco os ecossistemas.

Desta forma, em várias regiões do mundo, desde a Europa à China, tem vindo a ganhar peso a necessidade de quantificar e qualificar os intangíveis, os múltiplos serviços que são prestados pelos ecossistemas.Deles beneficiam toda a sociedade. Através de uma adequada remuneração dos serviços dos ecossistemas será possível conter as ameaças que colocam em perigo a sua sustentabilidade e, em simultâneo, revitalizar as várias regiões do território que sofrem hoje com os riscos decorrentes do despovoamento e do avanço da desertificação.

Segundo a organização, Portugal não pode ficar fora desta temática, face aos múltiplos problemas que o território nacional enfrenta. Por este motivo, a PASC – Casa da Cidadania fez o convite a académicos e a técnicos para um debate deste tema. Para o mesmo, contará ainda com a presença da diretora-geral do Território. A sessão conta ainda com um painel a envolver representantes dos vários grupos parlamentares.

A sessão é aberta e o acesso disponível através do Zoom.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip