Novos indicadores da PAC revelam-se positivos

A Comissão Europeia atualizou recentemente a informação que contribui para a avaliação do desempenho da Política Agrícola Comum (PAC). Exportações e taxa de emprego aumentaram.

De acordo com a comissão, as exportações agrolimentares mantêm um desempenho elevado, persistindo a transição para a orientação do mercado. Apesar de termos assistido a uma diminuição da competitividade dos preços dos produtos agrícolas por toda a Europa, as exportações ainda renderam cerca de 130 mil milhões de euros no ano de 2018. A balança comercial da União Europeia (UE) para produtos agroalimentares mantém-se positiva, registando 21,7 mil milhões de euros em 2018.

A taxa de emprego nas áreas rurais aumentou 2% entre 2016 e 2017, situando-se nos 68%. As taxas de pobreza caíram de igual modo 2%.

Já a área destinada à agricultura biológica continua a crescer. Se em 2016 representava cerca de 6,7% da área agrícola total dos estados membros, o equivalente a 11,9 milhões de hectares, no ano de 2017 atingiu o valor de 7%, representando mais de 12,6 milhões utilizados para o cultivo de produtos biológicos.

O ponto negativo a registar relaciona-se com as emissões de nitratos de agricultura, que continuam elevadas por todo o território da UE. Os números têm vindo a aumentar e Portugal acompanha esta tendência negativa, com a exceção das emissões de carbono, que diminuíram.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip