Novas ideias sobre a planura alentejana em ciclo de conferências promovido pela EDIA

“Terra e Paisagens no Sul” é o título genérico para um novo ciclo de conferências a ter início no próximo dia 27 de janeiro, promovidas pela EDIA, pela Câmara Municipal de Beja e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo. O orador convidado é o professor Galopim de Carvalho.

Este novo ciclo de conferência sucede à anterior iniciativa “Porque há sempre novas histórias para contar…”, que durante os últimos anos promoveu a divulgação e discussão da vasta informação recolhida nos trabalhos de minimização arqueológica efetuados pela EDIA no âmbito do projeto de Alqueva.

Dando continuidade a estas ações de divulgação, pretende-se agora debater o que contextualiza este território em permanente transformação no século XXI, muito relacionado com o projeto de Alqueva, convocando a arqueologia, a história, a antropologia e a sociologia a abordar a temática da “Terra e Paisagens do Sul”.

Extravasando a temática pura da arqueologia para outras discussões sobre como, por quem e sobre que linhas se foi definindo a paisagem alentejana, esta conferência vai abordar a formação física da paisagem e a sua transformação ao longo dos milénios.

A. M. Galopim de Carvalho nasceu em Évora, em 1931. É doutorado em Sedimentologia, pela Universidade de Paris (1964), e em Geologia, pela Universidade de Lisboa (1968), tendo lecionado na Faculdade de Ciências desta Universidade de 1961 a 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático.

Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural (MNHN), de 1992 a 2003, onde foi o mentor e responsável científico de sucessivos projetos de investigação nas áreas da Geologia Marinha e da Paleontologia dos Dinossáurios. Atualmente continua a trabalhar na divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.

Devido às medidas de segurança relacionadas com a pandemia, a lotação do espaço é limitada, pelo que quem quiser reservar lugar o poderá fazer através dos seguintes canais: museusembrano@cm-beja.pt ou 964934162 (neste caso, só de 2ª a 6ª, entre as 08.30-12.30 e 14.15-15.45).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip