No futuro vamos comer mais peixe e algas

algas

O especialista em oceanos Tiago Pitta e Cunha defende que o consumo de proteínas animais vai diminuir a favor das vegetais, como as algas, a par com a opção por mais peixe, devido às exigências das alterações climáticas.

«A aquacultura, a fileira do pescado e da transformação do pescado são indústrias que se vão desenvolver» assim como a biotecnologia, disse o especialista, explicando que as proteínas vegetais são mais sustentáveis e mais saudáveis e emitem menos dióxido de carbono, um dos principais responsáveis pelas alterações climáticas.

Segundo dados que avançou, atualmente, cerca de 17% das proteínas animais e vegetais consumidas são de origem marinha, mas salientou não ter dúvidas de que, por causa da explosão demográfica - outro desafio fundamental - será necessária "maior segurança alimentar, de mais proteínas vegetais e animais".

Para o especialista, para combater as alterações climáticas, é necessário descarbonizar as sociedades e para isso há que apostar nas economias que descarbonizam e penalizar as que carbonizam.

As proteínas de pescado e das algas «consomem CO2», explicou, enquanto, no consumo de carne, «o gado bovino é um dos principais emissores de CO2» e também «consome recursos hídricos a uma escala incompatível com a escassez desses recursos», que será mais acentuada devido às alterações climáticas.

Por isso, não tem dúvidas que dentro de 10 anos o consumo de carne vai diminuir e o de pescado e algas vai aumentar.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip