Navigator recupera vegetação autóctone com espécie rara de carvalho

A The Navigator Company levou a cabo uma ação de recuperação da vegetação autóctone na sua propriedade de “Águas Alves”, em Monchique, tendo plantado para o efeito 50 novos Carvalhos-de-Monchique (Quercus canariensis), uma espécie muito rara e ameaçada que conta apenas com cerca de 300 árvores no território nacional.

Carvalho

Inserida no âmbito da estratégia de conservação da biodiversidade da empresa, esta ação contou com o apoio do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), no diagnóstico da vegetação encontrada baseado em requisitos ecológicos e em estudos biogeográficos sobre os carvalhais do sudoeste de país. Contou também com a colaboração do Jardim Botânico do Porto - Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), que que cedeu as bolotas originárias da zona de Monchique para a reprodução de 50 novas plantas.

 Desde 2016 que a The Navigator Company tem vindo a realizar várias ações nesta propriedade florestal, contribuindo assim para a melhoria do estado de conservação dos habitats naturais e da vegetação autóctone. A nova plantação e sementeira de Carvalhos-de-Monchique vem contribuir para o fortalecimento e preservação da espécie, que tem no sudoeste do país, região que acolhe uma das suas quatro populações ibéricas, reunidas as condições ecológicas favoráveis ao seu crescimento e manutenção.

Com sementes obtidas a partir de uma das populações mais bem conservadas desta espécie, os 50 novos Carvalhos-de-Monchique permitirão aumentar o efectivo da espécie nesta zona do país, onde esta já se encontra presente, especificamente na propriedade “Águas Alves” da The Navigator Company.

A evolução do projeto de recuperação deste futuro carvalhal será acompanhada ao longo do tempo, continuando a ser recolhidas bolotas desta espécie para germinação nos viveiros da empresa. Os exemplares produzidos poderão, no futuro, ser utilizados na operacionalização de planos de reflorestação e preservação do património genético desta espécie rara de carvalho.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip