Montalegre promove sessão sobre a vespa das galhas do castanheiro

vespa castanheiro

A 8 de maio o Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, promove uma sessão de esclarecimento sobre a vespa das galhas do castanheiro, uma praga que coloca em causa a normal produção de castanha.

A sessão, aberta à população, pretende esclarecer cidadãos mas também os produtores.

Conhecido como “vespa das galhas do castanheiro” este inseto ataca os vegetais do género Castanea, sendo considerado atualmente uma ameaça para os soutos.

O inseto é considerado uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros em todo o mundo, uma vez que, ao atacar os gomos foliares e formar galhas, vai reduzir o crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir mesmo ao declínio dos castanheiros.

Originária na China a praga iniciou a sua dispersão mundial primeiro na Ásia (Japão, Coreia e Nepal) e, posteriormente, na América do Norte (Estados Unidos da América) e na Europa, com a primeira deteção referenciada em Itália em 2002 e, posteriormente, em França, Eslovénia, República Checa, Hungria, Croácia, Espanha (Catalunha, Andaluzia e Castela-Leão) e, mais recentemente, em Portugal (junho de 2014) e na Alemanha.

O evento está marcado para as 18h00 e é organizado pela RefCast - Associação Portuguesa da Castanha. Conta com o apoio do município de Montalegre, da Universidade de Alto Douro e Trás-os-Montes e do Instituto Politécnico de Bragança.  

VER PROGRAMA

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip