Montalegre é a mais recente origem portuguesa de vinhos

Montalegre, vila nas serras de Barroso, é a mais recente origem de vinhos em Portugal.

Francisco Gonçalves, enólogo responsável pela produção de diversos vinhos do Douro e de Espanha (Rias Baixas e Ribeira do Douro), lançou agora no mercado nacional e internacional os primeiros vinhos Mont'Alegre, uma homenagem à terra que o viu nascer e à altitude. Nesta fase inicial, o investimento atingiu os 300 mil euros.

Segundo Francisco Gonçalves, os vinhos são produzidos com uvas de Sendim (nas arribas transmontanas do Douro, a 650 metros do nível do mar), só de castas autóctones, e numa adega local, sendo posteriormente transportados para Montalegre, onde fazem o estágio em barricas e em garrafa, a mil metros de altitude.

E é a altitude a característica que «diferencia» os vinhos, diz o enólogo. «O vinho é exposto a concentrações menores de oxigénio e a pressões atmosféricas mais baixas, que preservam o aroma e permitem uma evolução mais lenta"» diz.

Para já, a nova marca de vinhos lançou 35 mil garrafas para o mercado, com uma perspetiva de faturação de 120 mil euros.

Até ao fim do ano, a marca terá quatro referências em comercialização.

O projeto de Francisco Gonçalves é incrementar anualmente a produção em 15%, até atingir em 2020 cerca de 250 mil garrafas.

A aquisição de uva na região de Trás-os-Montes não constitui nenhuma dificuldade ao desenvolvimento do projecto, estando o enólogo a equacionar a breve prazo a aquisição de vinha e de adega própria.

Em Portugal, os vinhos Mont'Alegre estão à venda em lojas da especialidade e restauração. No que toca à exportação, Francisco Gonçalves direcionou os esforços para os mercados da saudade, isto é, Suíça, Luxemburgo, Bélgica e França.

A próxima etapa será conquistar os consumidores no Brasil, EUA e Canadá.

Fonte: Económico 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip