Monção: museu Alvarinho recebe 10 mil visitantes em nove meses

alvarinho

O primeiro museu dedicado ao Alvarinho, que abriu portas em fevereiro em pleno centro da vila de Monção, e recebeu, em nove meses, mais de 10 mil visitantes, informou a Câmara Municipal.

Em comunicado, a autarquia do Alto Minho adiantou que desde a abertura ao público, em 28 de fevereiro último, aquela estrutura recebeu por 10.178 visitantes, entre eles, 7.980 de nacionalidade portuguesa, e 2198 são estrangeiros.

«Com pouco mais de nove meses de vida, o equipamento dedicado à história e cultura do Vinho Alvarinho é uma aposta consolidada e um trunfo valioso na defesa e divulgação daquela casta singular e suporte da nossa identidade coletiva», lê-se na nota.

O museu do Alvarinho, instalado na Casa do Curro, imóvel do século XVII, representou um investimento próximo dos 150 mil euros, comparticipado em 90 mil euros pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

Até à abertura do museu a promoção daquele vinho era feita numa sala disponibilizada na Casa do Curro.

O equipamento «assume-se, cada vez mais, como um espaço de promoção e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias do concelho».

Nas diferentes áreas do museu, os visitantes têm acesso a informação sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção daquele vinho, que encontram naquele espaço, «uma porta de acesso para a valorização dos seus produtos, bem como um ponto de encontro para a realização de provas comentadas, encontros promocionais e estabelecimento de parcerias negociais».

Fonte: Lusa
 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip