Monção investe 300 mil euros em feira do Alvarinho para retorno de mais de 1 milhão de euros

O presidente da Câmara de Monção anunciou um investimento de 300 mil euros na feira do Alvarinho que começa esta sexta-feira e estimou em mais de um milhão de euros o retorno financeiro dos três dias do evento.

vinhos

«O retorno financeiro dos três dias da feira do Alvarinho é muito superior a um milhão de euros de contabilizarmos a venda de vinho, o impacto na hotelaria, restauração e no pequeno comércio do concelho», afirmou Augusto Domingues.

O autarca, que falava a propósito da apresentação da edição 2017 da feira do Alvarinho, explicou que, «este ano, o investimento municipal passou dos 200 para os 300 mil euros, com uma forte aposta na qualidade dos espaços, na segurança e na higiene que envolve um evento desta natureza».

«A fileira do vinho é muito importante para a economia local. A nível da subregião do vinho Alvarinho, que integra os municípios de Monção e Melgaço, estamos a falar de um volume de negócios anual de 50 milhões de euros», referiu para justificar o aumento do investimento do município na feira que vai decorrer entre os dias 30 de junho e 1 e 2 de julho.

A atividade reúne 60 empresas da subregião demarcada centenária, Monção e Melgaço, onde são produzidos quatro milhões de quilogramas daquela uva, anualmente.

A seleção «das melhores» dá origem a mais de 1,5 milhões de garrafas de vinho alvarinho e representa um volume de negócios da cerca de 25 milhões de euros.

A exportação representa 10% do total das vendas anuais do vinho alvarinho, sobretudo para mercados da América do Norte e norte da Europa, além de outros países com forte presença de emigrantes portugueses, como a França.

Trata-se também da casta cuja uva «mais rende ao produtor», com exceção da uva utilizada para o vinho do Porto de mesa, chegando a valer 1,10 euros por cada quilo. É por isso a «matéria prima mais cara» do país, garantem os produtores.

Este ano, a feira vai contar com a presença de 112 expositores, desde produtores de vinho, de fumeiros e queijos, artesanato, tasquinhas e doçaria tradicional.

A novidade da edição 2017 é o espaço dedicado à degustação do prato típico do concelho, o cordeiro à moda de Monção.

O evento integra ainda um espaço infantil, sendo que o programa inclui provas de vinho, degustação gastronómica, conferências temáticas e animação musical.

Segundo números da autarquia, em 2016, passaram pela feira cerca de 70 mil pessoas.

Fonte: Lusa  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip