Modelo chave para o sucesso de um pomar de mirtilos

Por: Clara Vasconcelos, Gonçalo Bernardo, Paula Pinho e Sílvia Lemos, Técnicos da AGIM

A rentabilidade e a longevidade de uma plantação de mirtilos impõem o seguimento de algumas regras fundamentais.

Escolha do Terreno

A seleção do terreno é a chave principal para o sucesso de uma plantação. O mesmo deve ter uma textura de solo franco-arenosa com pH entre 4,5 e 5 e valores de matéria orgânica = que 4% (dados a verificar através de uma análise ao solos o mais detalhada possível), boa exposição solar, protegido de ventos e com boa drenagem.

Preparação do terreno

Quando a escolha do terreno não coincide com as características acima mencionadas devem ser tomadas algumas medidas de correção nomeadamente a realização de drenagens para evitar problemas com encharcamentos, eliminação das infestantes para que no futuro haja menos custos e problemas com o controlo das mesmas e por último correções de pH e nutrientes.   

Plantação

A plantação deve ser feita em camalhões que favoreçam a drenagem e arejamento do solo, facilitando, por um lado, a instalação de fungos simbiontes, uma vez que a planta do mirtilo (planta micorrizica) vive em simbiose com fungos que na ausência de oxigénio não sobrevivem, dificultando à planta a absorção de água e nutrientes e dificultando, por outro, o aparecimento de possíveis doenças do sistema radical.

O camalhão deve ter a forma de um trapézio com as dimensões de 60 * 90 * 30 cm.

Compassos

Os compassos a definir deverão ter em conta as características da parcela, as variedades seleccionadas e o modo como se vai realizar a manutenção da mesma.

Cobertura do solo da plantação

"Nos primeiros anos da plantação, os camalhões devem ser cobertos com tela, pois nesta fase inicial as plantas não têm grande poder na competição com as infestantes. Além disso trata-se de uma opção economicamente mais barata em relação a outras que serão aconselháveis mais tarde. De facto, aconselha-se que esta não seja a opção permanente mas de transição para a colocação na totalidade dos camalhões de casca de pinheiro/serraduras alguns anos mais tarde.

A função da cobertura é prevenir o sobreaquecimento das raízes pois estas cessam o crescimento quando a temperatura do solo é superior a 22°C, bem como evitar o crescimento das infestantes e manter a humidade do solo.

Cultivares e quantidades   

A escolha das cultivares é um dos factores mais importantes para a rentabilidade da exploração. Deve ter-se sempre em conta as características da localização da parcela (horas de frio e geadas tardias, etc.) e ir-se ao encontro da nossa janela de produção face aos nossos concorrentes diretos. Deve dar-se preferência a cultivares com boa relação entre a produtividade, qualidade e conservação do fruto, fator que pode ser decisivo caso se venha a verificar uma descida dos preços praticados atualmente dado o aumento da área de plantação desta cultura.

O número de cultivares a eleger deve ir ao encontro da mão-de-obra disponível e da estratégia comercial.

Quando a estratégia é o mercado nacional ou local poder-se-á optar por um maior número de cultivares, praticando-se exactamente o oposto quando se pretende alcançar mercados internacionais em que terá que haver volumes de fruto consideráveis por cultivar.

Sistema e equipamentos de rega

O sistema de rega mais indicado para uma plantação de mirtilos deve permitir que a totalidade das plantas receba a mesma quantidade de água e que esta seja distribuída de forma uniforme em redor das mesmas, uma vez que a planta do mirtilo tem uma translocação assimétrica (absorção diferente dos dois lados da planta, consoante a disponibilidade em cada lado). Para isto aconselha-se um sistema de rega gota-a-gota autocompensante dos dois lados da planta.

Deve ser contemplado um sistema de fertirrega com vários depósitos para uma correta administração dos fertilizantes através da água de rega, pois com este sistema é mais fácil localizar os nutrientes junto das raízes proporcionando-se uma assimilação muito mais eficaz.

Redes anti-pássaros

A colocação de redes anti-pássaros passa pela determinação da percentagem da presença de pássaros consumidores deste fruto (melros e estorninhos). Caso se verifiquem perdas superiores a 20% este é um investimento aconselhável.

Polinizadores   

Quando a opção de plantação é por cultivares novas, elas auto polinizam-se. Porém, a qualidade e o calibre dos frutos melhora com a introdução no pomar de polinizadores, sendo aconselhável a colocação de 3 a 4 colmeias por hectare.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip