Moçambique recebe 274 milhões de euros das Nações Unidas para investir na agricultura

A ONU (Organização das Nações Unidas), no âmbito do Programa Alimentar Mundial do organismo, vai apoiar o setor agrícola moçambicano. Além disso, foi criada uma estratégia para assegurar a expansão da assistência humanitária, a luta contra a fome e a segurança alimentar no país.

Se a situação do país já não era a mais favorável, os ciclones Idai e Kenneth, que chegaram ao país em março e abril deste ano, vieram piorar o panorama. O ciclone Idai provocou 604 mortos e afetou cerca de 1,5 milhões de pessoas. Já o ciclone Kenneth matou 45 pessoas e afetou mais de 250 000. Combinados, os ciclones destruíram cerca de 780 mil hectares de plantações agrícolas, o que impede muitos habitantes de seguirem com as suas vidas ou de terem uma alimentação adequada. 

Agora, foi finalmente assinado o memorando de ajuda, sendo que, o plano de ajuda já está a decorrer desde 2017.

Karin Manente, representante do programa em Maputo, afirmou, em declarações ao Expresso, que «metade dos 300 milhões de dólares já foi canalizada para o Ministério da Agricultura, para colocar em prática as atividades que visam aumentar a produção agrícola». 

Já o ministro da Agricultura, Higino de Marrule, afirma que o Governo quer eliminar a pobreza até 2030, mas os efeitos das catástrofes naturais tem sido desastroso para a agricultura.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip