Mirtilo mudou a paisagem rural de Sever do Vouga

O mirtilo, um arbusto que produz um pequeno fruto usado sobretudo para culinária, foi introduzido há 20 anos em Sever do Vouga e mudou a paisagem rural, mas também humana do concelho.

mirtilo

Desconhecida até então, a cultura é atualmente desenvolvida por um número crescente de jovens agricultores e a importância local reflete-se num dos principais eventos anuais do concelho, a Feira do Mirtilo.

Situado na zona mais serrana do distrito de Aveiro, o concelho tinha uma agricultura de subsistência, baseada sobretudo na cultura intensiva de milho, em alguns pastos e nos recursos florestais, explorada por uma população envelhecida.

O microclima local despertou, no entanto, a atenção de técnicos de uma fundação holandesa que dava apoio à companhia leiteira local, devendo-se a eles a introdução da planta.

Inicialmente, a produção foi ensaiada nos terrenos da Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, proprietária de cerca de 45 hectares de terreno disponível, onde foi criada uma bolsa de terras para os que se quisessem dedicar ao novo fruto.

No início, quando começaram a plantar, era uma cultura completamente estranha para os habitantes daquela zona, pois era um fruto que não era praticamente utilizado no país e para o estrangeiro também houve muita dificuldade em enviá-lo, porque as quantidades eram baixas e os custos de exportação muito altos, mas, atualmente os agricultores com a vasta informação existente e apoio da associação fizeram desta cultura o motor económico daquela região.

Fonte: Lusa

Saiba mais sobre este assunto aqui:

Feira Nacional do Mirtilo regressa em junho a Sever do Vouga

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip